quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 

                                                        A poluição

            Na minha opinião, o ambiente está a ser, cada vez mais, destruído, não há um dia em que não exista destruição do meio ambiente.

            Em primeiro lugar, a generalidade das pessoas não querem saber do ambiente e deitam todo o tipo de lixo para o chão: máscaras, garrafas de plástico, plástico indiferenciado, cartão (…) todo o tipo de coisas. Parte desse lixo acaba por desaguar no mar, prejudicando a vida marítima.

Em segundo lugar, é verdade que com o confinamento a poluição abrandou, mas isso não chega para melhorar o ambiente. Todos os dias são cortadas árvores, existem incêndios e vários animais morrem com a poluição, tendo fortes implicações na destruição da biodiversidade. O meio tem de ser preservado para bem de todos, se isto continuar assim, o ambiente vai ser completamente destruído e as gerações futuras não terão natureza, a qualidade do ar ficará cada vez pior e poderá tornar-se irrespirável. Por exemplo, na semana passada, fui passear com os meus pais e vi pelo menos dez máscaras e outros detritos perto da autoestrada, no chão. Para além  do impacto visual negativo, da degradação do ambiente, revela a ausência de espírito cívico e de cidadania por parte de quem lançou aquelas máscaras e aqueles artefactos na berma da estrada.

Além disso, o Homem tem de optar por energias limpas, amigas do ambiente, substituindo os combustíveis fósseis nas indústrias e nos meios de transporte.

            Concluindo, nós não devemos, nem podemos, atirar lixo para o chão, porque esse lixo vai todo parar ao mar e vários peixes, orcas, tartarugas e outros animais morrem com a poluição marítima. E se continuarmos a poluir vamos todos continuar a ter de usar máscara mesmo se o coronavírus desaparecer, porque não vamos conseguir respirar o ar por causa da poluição atmosférica.

 



                                                              Caetana Mimoso, n.º3, 8.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário