quarta-feira, 29 de janeiro de 2020


Texto de opinião

Na minha opinião, o fanatismo religioso e a discriminação são uns dos maiores problemas na atualidade porque o verdadeiro motivo por trás da maior parte dos conflitos internacionais está, precisamente, ligado a uma obsessão religiosa ou étnica. Naturalmente que condeno ambos.
            Para mim, fanatismo religioso é quando uma pessoa confunde fé com obsessão e quando confunde propósitos com deveres. Pessoas que não se contentam em ser apenas religiosas, têm de provar que o são e convencer o mundo de que a única religião importante é a deles.
            Um exemplo de fanatismo é os ataques terroristas, que é um dos casos mais conhecidos (senão o mais conhecido) de compulsão religiosa, em que os crentes abdicam da sua vida por Deus e matam por Ele. Outro exemplo é a Igreja da Cientologia que transforma os seus membros em fanáticos levando-os a colocar a religião como primeira prioridade.
            Quanto à discriminação, para mim é nada mais, nada menos que pessoas não tolerantes e desrespeitadoras quando o assunto falado é a diferença. Como exemplos de discriminação temos a escravidão africana na época da colonização nos descobrimentos portugueses e o maior, e mais conhecido, caso: o Holocausto.
            Por fim, encerro dizendo que devemos seguir os nossos princípios, contudo, de forma saudável e sem magoar ninguém. Devemo-nos formar enquanto seres pensantes e desenvolver espírito crítico fundamentado.

Ana Lúcia Torres
9ºD, Nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário