quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

 

Conto de Natal 

Numa tarde de Natal, numa casa humilde, coberta de neve, ouvia-se a Joana a queixar-se ao seu irmão Daniel. Esta lamentava ter sido uma pessoa infeliz e sem sorte neste ano de 2020. Não podia conviver com as amigas da escola, não podia visitar a sua família, sentia-se muito pesarosa. Entretanto, os pais chegaram do supermercado.

 - Olá mãe, olá pai! – exclamaram as crianças.

- Olá filhos! Está tudo bem por aqui? – perguntaram os pais.

- Sim! Mãe, posso ajudar-te nos preparativos para o Natal? – perguntou a Joana.

- Claro que podes ajudar filha! - respondeu a mãe. - Vamos para a cozinha.

Enquanto a mãe e a irmã foram para a cozinha, o Daniel decidiu ir dar uma volta de bicicleta.

O rapaz seguiu para o monte e viu um caminho pelo qual nunca tinha passado. Com curiosidade, resolveu explorá-lo. O caminho era estreito e continuava numa longa reta, mas com uma descida muito inclinada. Ao descer deparou-se com imensas pedras e galhos. Acabou por cair, bater com a cabeça numa das pedras e desmaiar.

Entretanto, passadas algumas horas, a esposa disse ao marido:

- Amor, liga para o nosso filho para que venha para casa, a ceia já está quase pronta.

O pai ligou várias vezes ao Daniel, mas como este não atendeu, o senhor suspeitou que algo poderia ter acontecido.

- Amor, o Daniel não atende o telemóvel, pode ter acontecido alguma coisa com ele! – disse o pai preocupado.

- Eu vi-o a sair do portão de bicicleta, deve ter ido para o monte, como é o habitual, e vi agora que ele deixou o capacete em casa! – alertou a mãe.

Os pais e a irmã foram à procura do Daniel no monte. Ao encontraram dois caminhos, resolveram dividir-se: o pai foi pelo caminho da esquerda enquanto mãe e filha foram pelo da direita.

Joana estava muito inquieta por causa do irmão e o desespero tomou conta dela.

- Mãe, onde estará o Daniel? Será que lhe aconteceu alguma coisa?! Por favor, meu Deus, faz com que o meu irmão esteja bem… Desculpa por ter sido egoísta e ter pensado apenas em futilidades, em sair com as minhas amigas… Por favor, eu só quero que não tenha acontecido nada de grave ao meu irmão… - soluçava a rapariga.

- Acalma-te, Joana, tudo correrá pelo melhor. Por vezes, Deus coloca pedras no nosso caminho para que nos lembremos de dar valor às coisas boas que temos – observou a mãe.

Entretanto, depois de caminhar alguns minutos, o pai encontrou o Daniel desmaiado e com um enorme hematoma na cabeça. Ligou para a mulher e, de seguida, chamou uma ambulância.

Já no hospital, Daniel recuperou a consciência e os pais foram informados que os exames médicos não haviam revelado nada de grave, apenas era preciso levar uns pontos na cabeça, o que já deu um alívio a toda a família.

Mais tarde, já em casa realizaram a ceia de Natal, mais unidos que nunca.

Já passadas algumas horas, e faltando alguns segundos para a meia-noite, tanto o Daniel como a Joana, estavam muito ansiosos para abrirem os seus presentes.

À meia-noite, começaram a abri-los e a Joana exclamou:

- É linda esta prenda, obrigada! Mas nada que se compare ao facto de eu ter o meu irmão são e salvo perto de mim! És um chato, Daniel, mas eu adoro-te, mano!

E os dois irmãos abraçaram-se agradecidos por estarem em família…

De repente, ouviram-se foguetes e todos correram para fora. Havia imensos foguetes a serem lançados, muitas cores e formatos diferentes no céu daquela noite!

Já tendo acabado os fogos de artíficio, voltaram para dentro e aconchegaram-se junto da chama ardente da lareira, perto do pinheirinho enfeitado com as fitas, bolinhas e luzinhas de diversas cores, que enriqueciam o espírito natalício da casa. No presépio havia bonecos, caminhos de terra, animais, pessoas, os três reis magos, casas, construções e principalmente a cabana com o menino Jesus.

A família conseguiu passar o Natal com quem mais gostava, da melhor maneira possível!

Mesmo tendo tido um momento stressante por causa do pequeno acidente do Daniel, a família estava reunida e a celebrar a magia do Natal!





 

Paulo Lima Faria  7ºA Nº20

Sem comentários:

Enviar um comentário