quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

 

O significado do Natal

Num bairro pobre e devastado, onde muitos habitantes estavam desalojados, vivendo ao relento e quase sem alimentos, pairava um ambiente de tristeza. Ali não se festejava o Natal, pelo contrário, o Natal era motivo de indignação, pois os moradores não tinham condições para o festejar como o resto do país. não se apercebendo que no Natal só precisamos de aproveitar o tempo com os que mais gostamos.

Nesse bairro vivia, com os pais, Maria e António, uma criança de dez anos, chamada Joana. Esta família era das poucas que ainda tinha teto, embora vivesse com muitas dificuldades. Tal como muitas famílias deste bairro, também não dava muita importância ao Natal, vendo-o como uma data irrelevante.

Maria e António ficaram desempregados, apenas a viver das poupanças, e como consequência Joana deixou de ir à escola.

No dia 23 de dezembro, meses depois de não conseguir pagar a renda, a família de Joana foi despejada e devido à falta de condições para viver com os pais, a menina foi levada pela Segurança Social. Maria e António fizeram de tudo para reaver a filha, até imploraram para, pelo menos se despedirem, mas nada feito.

Na instituição, Joana chorava porque não queria estar ali. Todos tentaram animá-la com presentes, mas nada a fazia feliz e sempre que lhe perguntavam se não estava feliz por ter uma casa Joana respondia:

- Prefiro não ter teto e ter a família que amo e que sempre fez tudo por mim.

No dia da consoada, ao levar os presentes de Natal às crianças, Sandra, uma mulher com muitos recursos financeiros, perguntou a Joana qual seria o melhor presente que lhe poderiam oferecer, e Joana respondeu:

- Voltar para junto dos meus pais seria o melhor presente!

Sandra emocionou-se ao imaginar a dor da menina e dos seus pais, pois noutros tempos, num passado longínquo, havia experimentado a pobreza e tinha estado longe da sua filha. Então, decidiu ajudar esta família a reencontrar-se.


No dia 25, Sandra surpreendeu Maria e António oferecendo uma pequena casa com as condições necessárias que a família necessitava e um emprego para António. A família recuperou a sua filha e esta pôde continuar os seus estudos.

A partir desse dia, esta família passou a acreditar na bondade do ser humano e o Natal passou a ser celebrado como uma época de magia e amor, nada nem ninguém conseguiria separá-los.

 

 

Carolina Lopes nº5 7ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário